quarta-feira, 17 de junho de 2009

Festa em honra de Sto. António

No próximo dia 27 de Junho, terá lugar a festa em honra de Santo António, com Missa solene na Igreja Matriz, seguida de procissão.

domingo, 14 de junho de 2009

Solenidade do Corpo de Deus


No passado dia 11 de Junho, em união com toda a Igreja, a Paróquia celebrou a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Santa Missa teve início pelas 14h00 e, logo de seguida, realizou-se a procissão pelas ruas da Freguesia.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque em Lamego


Nos dias 04 e 05 de Junho, as relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque visitarão a Diocese de Lamego.

Margarida Maria Alacoque, nasceu no dia 22 de Agosto de 1647 em Verosvres, na Borgonha. O seu pai, juiz, morreu quando Margarida ainda era muito jovem. A sua família passou, por isso, graves necessidades materiais.

Sentiu desde muito nova o chamamento a dedicar-se inteiramente a Deus, mas o firme desejo de entrar no Convento esbarrou na oposição da família. Recebeu primeira a comunhão aos nove anos e aos 22, a confirmação, para a qual quis preparar-se com confissão geral: fez uma preparação durante 15 dias, escrevendo num caderninho a grande lista de seus pecados e faltas, para ler depois ao confessor.

Na festa de São João Evangelista, em 1673, uma moça de vinte e cinco anos, irmã Margarida Maria, recolhida em oração diante do Santíssimo Sacramento, teve o singular privilégio da primeira manifestação visível de Jesus, que se repetiria por outros dois anos, nas primeiras sexta-feiras do mês.

Em 1675, durante a oitava do Corpo de Deus, Jesus manifestou-se-lhe com o peito aberto e apontando com o dedo seu Coração, exclamou: "Eis o Coração que tem amado tanto aos homens a ponto de nada poupar até se consumir para lhes demonstrar o seu amor. E em reconhecimento não recebo senão ingratidão da maior parte deles".

No último período de sua vida, nomeada mestra das noviças, teve a consolação de ver propagar-se a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Morreu a 17 de Outubro de 1690, aos 43 anos de idade. Foi canonizada em 1920, mas a data da sua festa foi antecipada por um dia para não coincidir com a de Santo Inácio de Antioquia.

A visita das suas relíquias à nossa Diocese, promovida pelo Secretariado Nacional do Apostolado de Oração, em colaboração com o Secretariado Diocesano, começará com a recepção das relíquias na quinta feira, 04 de Junho, pelas 15.00h no Adro da Sé de Lamego.

Pelas 18.30h, será celebrada a Santa Missa, presidida pelo Sr. Reitor do Seminário Maior, Rev. Sr. Cón. João António Teixeira. Pelas 20.00h, terá lugar uma Vigília de Oração.

No dia 05 de Junho, pelas 09.30h, o Sr. Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho, presidirá a uma solene Eucaristia. Ao início da tarde, as relíquias de Santa Margarida Maria seguem rumo à Diocese de Bragança.

Da nossa Paróquia, está disponível um autocarro para todos aqueles que, na próxima quinta feira, desejarem deslocar-se a Lamego.